Palestrantes

 André Wajner

Membro fundador e atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar. Especialista em Clínica Médica e Medicina de Urgência. Possui Mestrado em Avaliação de Tecnologia em Saúde e Epidemiologia e Doutorado em Cardiologia pela UFRGS. Fellow em epidemiologia pela Erasmus University e Netherlands Institute for Health Sciences (Rotterdam/Holanda). Preceptor da Residência de Medicina Interna do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Coordenador do Escritório de Gestão de Altas do Grupo Hospitalar Conceição (RS). Sócio-Diretor da IMPROVE: Foco no Paciente.

Diego Espíndola

Presidente do COSEMS
Secretário Municipal de Saúde de Piratini/RS.

 

Ederson Haroldo Pereira de Almeida 

Gerente do Programa Einstein de Melhoria de Processos e Master Black Belt do Hospital Albert Einstein. Possui formação em Engenharia de Produção Mecânica e MBA Executivo. Certificado como Consultor de Kaizens, Lean Six Sigma Green, Black e Master Black Belt. Em atuação no Programa Einstein de Melhoria de Processos desde o início (abril/2009), possui experiência de mais de 10 anos no acompanhamento e desenvolvimento de projetos de melhoria, empregando a metodologia Lean Six Sigma na indústria e na área da saúde em diversas áreas funcionais, como: TI, Vendas, Marketing, Operações, Desenvolvimento de Produtos, Finanças e Recursos Humanos.

Eugenio Mussak

Trabalha como consultor em DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) e é referência em Educação Corporativa. Sua carreira ligada à educação teve início em 1971 e contabiliza cerca de 20 mil aulas dadas, e mais de mil palestras proferidas para empresas, universidades e congressos, no Brasil e exterior.
Foi professor, coordenador pedagógico, diretor de escola, empresário da área de educação no Paraná e Santa Catarina, e fez parte do grupo que implantou a Universidade do Professor no Estado do Paraná, iniciativa pioneira e modelo em desenvolvimento de docentes.
Sua formação original é em Medicina, pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Fisiologia Humana, disciplina da qual foi monitor, pesquisador e professor na própria Universidade. Também tem especialização em Análise de Sistemas e Negócios pela FAE Business School.
Professor Honorário do IBMEC-São Paulo e professor convidado da FIA e Fundação Dom Cabral.
É membro da ABRH, onde ocupou os cargos de Conselheiro, Diretor de Pesquisas e Coordenador da Revista Melhor – Gestão de Pessoas. Participa do comitê de organização do CONARH, do qual já foi coordenador geral. É colunista de várias revistas e autor e co-autor de mais de 10 livros. É conhecido pela clareza de exposição e pela didática ao lidar com temas complexos. Considerado pelas Revistas Veja e Exame, como um dos palestrantes mais requisitados do País.

Filipe Oliveira

Possui MBA com honors pela Harvard Business School em Boston, EUA, onde pode se aprofundar em tecnologias e gestão para a área de saúde. Filipe é o Diretor Presidente da Aliança Hospitalar S.A., empresa de tecnologia especializada em acelerar os resultados e otimizar o ciclo de receita de hospitais em todo o Brasil. Filipe possui experiência no Hospital Sírio Libanês, na gestão de empresas de diferentes setores (instituições financeiras, porto de containers e varejista) e atuou como profissional de private equity pelo grupo Advent International. Filipe é formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP).

Francisco Cruz Lima

O engenheiro Francisco Cruz Lima perdeu a filha Júlia Lima por conta de um evento adverso ocorrido na UTI de um grande hospital privado em São Paulo. Ele resolveu lutar para promover mudanças nos procedimentos e na conduta dos profissionais. Tudo começou com um documento relatando a morte da jovem de 27 anos e que se transformou no Programa de Segurança do Paciente, que recebeu o nome de Júlia Lima em 2015.

Gonzalo Vecina Neto

Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV. Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988. Superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007.

Humberto Gomes de Melo

Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Maceió

 

 

Jo Lima

Reconhecida nacionalmente por desenvolver a cultura emocional nas Organizações e por potencializar pessoas para o alcance da alta performance. Conferencista nacional dos temas: Resiliência, Gestão de Equipes, Liderança e Coaching, Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance e Desenvolvimento de Competências Individuais. Associada à SOBRARE – Sociedade Brasileira de Resiliência. Associada a International Stress Management Association (ISMA-BR). Associada a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Profissional com 16 anos de experiência no desenvolvimento de palestras e aplicação de programas de treinamentos comportamentais, técnicos, motivacionais, com experiência em aplicação de desenvolvimento de metodologias vivenciais em empresas de diversos segmentos de atuação e instituições públicas.
Mestre em Direito pela Unisinos, Coach formada pelo Integrated Coaching Institute. Pós-Graduada em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Graduada em Direito pela Unisinos. Associada a International Stress Management Association (ISMA-BR). Possui sólidos conhecimentos na área de treinamento: desde o planejamento, identificação das necessidades, definição de cronogramas, desenvolvimento e acompanhamento dos resultadosdas ações de T&D. Experiência em identificação e levantamento de necessidades internas com o desenvolvimento e implantação de capacitação corporativa que visem atender a essas necessidades. Como Coach atua como facilitadora no desenvolvimento de equipes e líderes nas organizações e na expansão de competências de profissionais das mais diversas áreas de atuação.

 

Marilia Melo Damasceno

Avaliadora Sênior Accreditation Canadá/ONA Health Services Accreditation – IQG. Experiência Profissional em Avaliação e Consultoria em Acreditação Hospitalar metodologia ONA e Qmentun. Coordenadora do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Avaliadora do processe de certificação por distinção de Terapias Intensivas AMIB/IQG. Conhecimento em Governança Clínica, Governança Corporativa e Governança de Processos. Experiência em implantação de Planejamento e desdobramento de Estratégico, Auditoria de segunda parte aos fornecedores externos. Auditora Interna na nova versão ISO 9001:2008. Experiência em processo de implantação da Certificação ISO 9001:2008 em área hospitalar. Implantação de estrutura de Escritório da Qualidade; Implantação da Política da Qualidade, Implantação da estrutura do gerenciamento de risco para identificação, notificação, tratamento e acompanhamento dos resultados de melhoria e efetividade das barreiras de segurança. Mapeamento de processos, Interação de processos; Conhecimento em aplicação de Ferramentas de Gestão; Plano de agenda de auditoria interna Institucional; Controle de documentos e registros da Qualidade; Implantação de gerenciamento de ocorrências relacionadas aos riscos identificados através das ferramentas da Qualidade; Gestão em Controle de Infecções relacionadas a Assistência na Saúde. Implantação de atuação das Comissões obrigatórias Institucional (óbito, transplante, prontuário), e conhecimento em Auditoria clinica. Participante do processo de implantação do sistema MV.

Nelson Kalil

Médico oncologista afiliado ao Sibley Memorial Hospital, ao Suburban Hospital e ao Holy Cross Hospital. Dr. Kalil é certificado em oncologia médica pelo Conselho Americano de Medicina Interna. Ele pratica fora do Chevy Chase Village, localizado em Chevy Chase, Maryland. Obteve seu diploma em medicina na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ele completou uma residência em medicina interna no Jackson Memorial Hospital, seguido por uma bolsa em oncologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e uma bolsa em hematologia e oncologia no National Institutes of Health. Foi nomeado um Top Doctor Regional para as áreas de Washington, D.C., Baltimore e Washington-Baltimore, por Castle Connolly.

Rubens Covello

CEO do IQG, com mais de 20 anos, trabalhando pela evolução dos serviços da Saúde no Brasil, a partir da construção de uma mentalidade baseada na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Graduado em Medicina, com Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).
Membro do setor saúde do Conselho Mundial da Qualidade, membro do Comitê Técnico da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e do Advisory Comittee da Accreditation Canada International onde foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Internacional de Acreditação – Qmentum International, implementado em mais de 35 países.
Membro do Conselho de Acreditação da ISQua – International Society of Quality in Health Care desde outubro de 2017.

Vagner Neder Issa

Diretor presidente do Hospital Vila da Serra – Universidade de Strasbourg – Universidade de Tours – France. Médico; Cir. Pediatrica; CTI Ped/Neonatal; Adm. Hospitalar; Conselheiro Profissional, Cirurgia Pediátrica (1978 – 1981). Atividades e grupos: Fundador do Centro de Tratamento Intensivo Ped e Neonatal – Santa casa de B. Horizonte – 1981 Assistente Serviço Cir Ped e Coordenador CTI Ped – Santa casa BH – 1981- 1987 Diretor Presidente do Neocenter – Presidente do Conselho do Hospital Vila da Serra Presidente da Associação de Hospitals de Minas Gerais -2008-2011.